quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alfabetizando e Letrando


Iniciando o M antes do P e B


Proposta: Histórias para fixar regras ortográficas.
Objetivo geral: Compreender que antes do P e B utiliza-se a letra M.
 Objetivo específico:
  •         Conhecer a história do “Super M” para a fixação da regra ortográfica. 
  •         Compreender regra ortográfica por meio de dramatização.
  •        Memorizar que antes de P e B utiliza-se M. 
  •         Reconhecer palavras com M antes de P e B em tipologias textuais. 
  •         Resolver tarefas reconhecendo a necessidade do uso de M antes do P e B.
Público-alvo: Alunos 2º ano do ensino fundamental.
Recursos:   História, cartazes, laboratório de informática,vídeo, jornais e revistas, quadro e giz, material impresso. 
Fontes de pesquisa: http://www.youtube.com/watch?v=u0kHceM76XQ, livro didático: coleção Conhecer e Crescer, Cristiane Buranello: Letramento e alfabetização Linguística, P. 165 A Escrita das Palavras.
Metodologia: Texto dramático, áudio e vídeo e investigação e estudo.
Avaliação: Será de maneira processual e por meio de atividades de livros e material impresso e ditado.
Desdobramentos da proposta:Perguntar aos alunos se conhece a história do “Super M”, instigá-los se tem alguma idéia sobre do que se trata, em seguida conte-a. Questione os alunos sobre o que entenderam e será feita a dramatização da história, cada aluno deverá ser uma letra do alfabeto e esta deve ser colada em cada um, deixe que comente sobre a história dramatizada. Usar laboratório de informática para ver e ouvir a música “Regra do M antes do P e B” Xuxa. Procurar palavras que tenham M e antes de P e B de jornais e revistas para serem escritas no caderno para melhor fixação. Utilizar o livro didático para resolução de tarefas proposta sobre o tema abordado. Utilizar material impresso para avaliar aprendizagem. Ditado de palavras com a utilização de figuras para que o aluno associe à palavra a figura. Utilizar figuras dentro do contexto dos alunos para que haja uma aprendizagem significativa.

Atividades propostas: 





Um comentário: